Experiencias na vida selvagem Sul Africana

    0
    371

    Aventuras bushveld

    Nao ha nada como o mato africano e nao ha melhor sitio no mundo para caça grossa. Alem dos seus famosos parques nacionais, a África do Sul tem uma serie de reservas privadas, todas elas proporcionando excelente vida selvagem e ornitologia.

    Ou junte-se a uma excursao via terrestre ou um safari guiado, onde pode recostar-se e concentrar a sua atençao a tentar vislumbrar os animais de grande porte enquanto alguem conduz por si.

    Para uma experiencia de caça absolutamente unica, precisara de visitar o territorio lowveld das provincias do Limpopo, Mpumalanga, Nororeste ou KwaZulu-Natal, onde os elefantes deslizam graciosamente por entre o mato e os leoes descansam na hora mais quente do dia depois de uma noite de caça.

    Na provincia de Gauteng, a pouco mais de uma hora de carro das selvas urbanas de Joanesburgo e Pretoria, pode observar leoes, elefantes, bufalos e centenas de outras especies no seu habitat natural.

    No Cabo Ocidental, com o seu clima e vegetaçao diferentes, nao ira encontrar leoes nem elefantes, mas podera ver as gazelas tipicas da África do Sul, as springbok, as zebras-do-cabo, os bontebok ou antilopes, os black wildebeest ou gnus, e tantos outros.

    O Cabo Oriental e uma zona de transiçao entre o Cabo Ocidental e as zonas de caça do Lowveld. A provincia esta rapidamente a tornar-se numa zona de safari muito procurada, sem duvida por nao ter indicios de malaria. O Parque Nacional Addo Elefante esta constantemente a crescer e estender-se-a por uma enorme variedade de comunidades ecologicas distintas, desde as marinhas as de montanha. Existem igualmente algumas reservas privadas fantasticas nesta mesma provincia, de realçar Shamwari.

    O Parque Nacional Golden Gate, na provincia do Estado Livre (Free State), e famoso pela caça de alta altitude, como o antilope africano (eland) e o gnu (black wildebeest).

    O Cabo Norte e muito arido e um gosto adquirido, ha que se aprender a gostar, mas mesmo assim possui destinos de caça excelentes. O Parque Nacional de Augrabies Falls e basicamente paisagem, embora tenha uma admiravel vida animal e de aves. O Parque Transfronteiriço Kgalagadi, o primeiro parque entre fronteiras, e famoso pelos seus enormes leoes Kalahari com juba preta e o elegante orix (gemsbok), que ali sao encontrados em abundancia.

    Biodiversidade

    A África do Sul possui o terceiro maior nivel de biodiversidade do mundo, englobando sete dos maiores tipos de habitat terrestres, ou zonas de vida ecologica, com condiçoes ambientais distintas e respectiva fauna e flora.

    Cerca de 10% das especies de flores de todo o mundo pode ser encontrada na África do Sul e e o unico pais do mundo que detem, dentro das suas fronteiras, um verdadeiro reino vegetal.

    A Regiao Floral do Cabo, um dos oito Patrimonios Mundiais da África do Sul, abrange oito areas protegidas, que vao desde a Peninsula do Cabo ao Cabo Oriental, desbravando um cenario deslumbrante de montanha e de oceano, contendo alguma da biodiversidade floristica mais rica do mundo.

    O Parque iSimangaliso Wetland, o primeiro sitio da África do Sul a estar inscrito na Lista de Patrimonios Mundiais, e uma das joias da zona costeira do pais, com um mosaico absolutamente unico de ecossistemas – pantanos, lagos e lagoas, praias, recifes de corais, terras pantanosas, florestas costeiras e savana – enriquecidos por uma enorme diversidade de vida animal, aves e especies marinhas.

    Reporter infoSA, incorporando material de Turismo Sul Africano